quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A câmara digital

Câmara digital compacta

As câmaras digitais são muito parecidas com as câmaras de rolo full frame (35mm). Ambas contêm uma lente, uma abertura e um obturador.

Numa câmara digital a lente permite a focagem e o controle da distância focal, a abertura, uma espécie de porta do futuro que abre e fecha, permite controlar a quantidade de luz que entra na câmara. Finalmente o obturador, um dispositivo que pode ser aberto ou fechado, permite controlar o tempo que o sensor de imagem está exposto á luz.
Câmra digital reflex
A diferença entre as câmaras tradicionais de rolo e as câmaras digitais é como capturam a imagem. Em vez do rolo, as câmaras digitais usam um dispositivo chamado sensor de imagem. Este sensor é constituído por microplaquetas de silicone que por cima destes encontram-se grades que contêm centenas de milhares de diodos foto sensíveis ou photosites chamados pixeis. 


Cada pixel é revestido por um filtro, desses filtros 2/4 são filtros de cor verde, 1/4 de cor vermelha, e os restantes 1/4 de cor azul. Existem mais filtros de cor verde pois o olho humano é mais sensível a esta cor do que a qualquer outra, deste modo conseguimos identificar mais tons de verde do que de outra cor. 

   
Quando é pressionado o botão do obturador de uma câmara digital, uma célula fotoeléctrica mede a luz que vem através da lente e ajusta, se a câmara estiver em modo automático, a velocidade de abertura e do obturador para a exposição correcta. Quando o obturador abre momentaneamente, cada pixel no sensor de imagem grava o brilho da luz que cai sobre o mesmo, este gera, instântaniamente, uma carga eléctrica.

Quanto mais luz cair sobre um pixel, mais elevada será a carga gerada. Quando o obturador se fecha, para terminar a exposição, a carga de cada pixel é medida e convertida em números digitais. O conjunto de todos os números digitais gerados forma a imagem digital.






Sem comentários:

Enviar um comentário