quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tipos de câmaras digitais


Actualmente existem câmaras digitais de todos os tipos e feitios, separadas em três categorias diferentes.

A primeira é constituída por todas as câmaras do tipo aponte e dispare, inteiramente automáticas, com resoluções entre 3 e 14 milhões de pixeis e preços relativamente baixo ( preço inferior 500€) .

Na segunda categoria encontram-se as câmaras Prosumer, ou semi-profissionais, cujas resoluções rondam os 14 e os 16 milhões de pixeis. Estas câmaras tem um custo superior ás que se encontram na primeira categoria, o seu preço anda entre os 800€ e os 1200€. A diferença entre estas câmaras, para além da qualidade de todo o conjunto, corpo e lente, é a existência de vários controles de criatividade que permitem ao fotografo deixar a sua marca nas fotos que tira.

Na terceira categoria, encontrão-se as câmaras de topo ou profissionais, cujo preço é superior aos 2000€. A resolução destas câmaras é, geralmente, superior ou igual a 21 milhões de pixeis e são, na sua maioria, modelos Full frame (35mm). Estas câmaras têm a mais elevada definição, as melhores características e, claro, os preços mais elevado.

È de extrema importância evidenciar que as lentes que se encontram em câmaras compactas ou do tipo aponta e dispara são fixas, o que não se verifica nas câmaras semi-profissionais e profissionais. Esta característica de poder mudar de lente é bastante importante pois permite ao fotografo adaptar-se ao cenário que pretende fotografar. Este, dependendo da marca da sua câmara SLR, terá um leque de lentes á sua escolha. 

Câmaras do tipo apontar e disparar


Durante as passadas décadas, os fotógrafos profissionais usavam principalmente câmaras tradicionais Full Frame SLR (Single Lens Reflex). Mas estas câmaras grandes e pesadas eram, por vezes, inconvenientes de modo que muitos preferiam levar no seu bolso uma câmara amadora do tipo aponte e dispare  (câmaras compactas).

É claro as fotos destas câmaras não eram, sequer, comparáveis ás tradicionais câmaras Full Frame SLR, como hoje ainda não o são, no entanto eram óptimas para tirar fotos no momento, sem que o fotografo precisa-se de se preocupar com a preparação da câmara SLR, para não contar com o relativamente baixo preço das mesmas. Por essas razões este tipo de câmaras começou a ganhar alguma fama ao longo dos tempos entre fotógrafos.

O único problema destas câmaras é que as fotos tiradas com as mesmas revelam-se pouco nítidas, isto deve-se ao facto dos seus sensores de imagem serem muito pequenos, e como tal os pixeis destes encontram-se uns em cima dos outros o que provoca uma perda de nitidez e aparecimento de "ruído" nas fotos.

Embora muitos softwares de edição possam corrigir estes problemas e, mesmo sabendo, que são feitos avanços técnologicos e lançados novos modelos de modo a corrigir os problemas deste tipo de câmara é um aspecto que se deve, sempre, ter em conta.

Câmeras semi-profissionais


Posicionadas acima das câmaras amadoras, trata-se de uma família de câmaras com elevada resolução de imagem combinada com caracteristicas avançadas tais como o foco através da lente e controles criativos. Estas câmaras são muito procuradas no mercado actual devido á relação preço/qualidade, pois estas câmaras tem caracteristicas muito semelhantes ás profissionais, no entanto o seu preço é bastante inferior.

Câmaras profissionais


Estas câmaras, são designadas de câmaras de sonho para todos aqueles que apreciam a fotografia, e digo de sonho pois o seu custo ronda os 2000€ e os 8000€. Estas câmaras são, no seu geral, baseadas nas definições das SLR com resoluções superios a 21 milhões de pixeis.

Uma vantagem enorme de ter uma destas câmaras é que a maioria das caracteristicas lentes e acessórios projectados para as versões de rolo servem também nestas versões digitais.








    

     

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