terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fotografia Colorida

A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX (séc. 19). Logo nas experiências iniciais surgiram alguns problemas, pois não se conseguia fixar a fotografia, nem evitar que as cores ficassem pálidas.

Isto porque, durante a metade só século XIX as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha (a total sensibilidade da cor vermelha só foi obtida com êxito no inicio do século XX (séc.20)).


A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861, pelo físico James Clerk Maxwell, para conseguir tal feito ele fotografou o elemento colorido três vezes usando três filtros de cores fundamentais o vermelho, o verde e o azul, obtendo, desta forma, três negativos mono cromáticos com variações de cinza distintos.

Ele converteu, ainda, os negativos em slides e projectou-os um sobre o outro, reproduzindo as cores do elemento original.

Os principais problemas em utilizar este método eram a impossibilidade de obter fotos em movimento e a grande perda de luz, pois cada filtro só permitia a passagem de 1/3 da luz total. Era um processo complicado mas foi o primeiro passo no caminho do mundo da fotografia colorida.

O primeiro rolo que permitia tirar fotos coloridas, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos com extracto de batata.


No entanto, o primeiro rolo moderno que permitida, tal como o Autocromo, tirar fotos coloridas foi o Kodachrome, introduzido em 1935, baseado em três emulsões coloridas. Fica-se a saber que a maioria dos rolos modernos daquele tempo eram executados com base na tecnologia desenvolvida pela Agfa-Color, embora o Kodachrome fosse excepção.

Mais tarde, mais exactamente em 1963, deu-se a introdução da fotografia colorida instantânea pela empresa Polaroid, esta empresa lança para o mercado, portanto uma máquina fotográfica que permitia ao utilizador, após tirar a fotografia do objecto em questão, retirar a foto expelida pela máquina, e alguns segundos mais tarde, a foto é revelada por si só, assim já não era necessário enviar um rolo para um revelador.

Nota:

  • História da fotografia instantânea (o filme encontra-se em espanhol):   

Sem comentários:

Enviar um comentário