sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Lentes


Á excepção do sensor de imagem, a lente é a parte da câmara que tem o efeito mais importante na qualidade das fotos.

Uma das características mais importantes de toda a lente é a sua distância focal. É a distância focal que determina o ângulo de visão de qualquer lente, seja ela de grande angular, normal, ou teleobjetiva.


As distâncias focais das lentes são indicadas em milímetros (mm). Numa câmara digital Full Frame (35mm), uma lente com uma distância focal menor do que 35mm, é considerada uma lente de grande angular e uma acima de 65mm é considerada uma lente de telefoto. As lentes entre 35mm e 65mm são consideradas normais. A lente cuja distância focal é 50mm é a lente normal mais comum de entre as que são utilizadas pelos fotógrafos amadores e/ou profissionais.


Canon EF 8-15mm f/4 L USM Fisheye Lens
(Lente de grande angular)
O ângulo de visão de uma lente descreve o quanto de uma cena, a lente, consegue abranger. Uma lente de grande angular tem um ângulo amplo de visão, o mesmo não se sucede numa teleobjetiva em que o seu ângulo de visão é bastante pequeno.

Quando a distância focal começa a aumentar, o ângulo de visão torna-se mais estreito. Uma lente de grande angular capturará uma extensão larga de uma cena, enquanto uma teleobjetiva com seu ângulo mais estreito de visão isolará parcelas pequenas da cena sem que se tenha que mover a câmara para mais perto do objecto a fotografar.

A ampliação esta relacionada com o ângulo de visão das lentes. Por exemplo uma lente de grande angular inclui uma varredura larga de uma cena, o que torna todos os objectos dessa cena  reduzidos para caber no sensor de imagem. Já nas teleobjetivas, que têm um ângulo muito mais estreito de visão, os objectos em cena parecem maiores.

Canon EF 50mm f/1.2 L USM Lens
(Lente normal)

Portanto cada fotografo precisa de saber o que planeia fotografar antes de adquirir uma lente, pois cada uma é especialmente desenhada para um certo tipo de foto.

  • As lentes de grande angular são as mais indicadas para fotografar edifícios, paisagens, interiores e fotografia rural.

  • As teleobjetivas são as melhores para retratos e cenas da natureza, especialmente quando se pretende fotografar animais selvagens.

  • As lentes normais servem para um pouco de tudo, mas com limites bastante significativos.
Com uma lente de grande angular consegue-se obter uma cobertura e profundidade de campo bastante acentuada, sendo, por isso, o seu foco pouco crítico.

Canon EF 200-400mm f/4 L IS USM
(Teleobjetiva)

As teleobjetivas permitem isolar detalhes de qualquer cena, no entanto a sua profundidade de campo é bastante rasa, o que torna o seu foco crítico.

Devido ao seu elevado grau de ampliação, estas lentes, por vezes necessitam de um tripé para se proceder á exposição, caso contrário será muito provável obter-se imagens pouco nítidas, pois o mais ligeiro movimento resulta em falta de nitidez.



Sem comentários:

Enviar um comentário